Vacina
Rotavírus*

Doença que previnem1
Diarreia por rotavírus (rotavirose).

São indicadas para1
Bebês de 6 semanas a 8 meses de idade.
Quantas doses devem ser aplicadas: 21,2*
- 1a DOSE: aos 2 meses de idade.
- 2a DOSE: aos 4 meses de idade.
Existem 2 tipos de vacinas para rotavírus:
A vacina VRH1 é indicada para crianças a partir dos 6 semanas de idade, em 2 doses, com intervalo mínimo de 4 semanas, de acordo com o esquema padrão.1,2Essa é a que está disponível na unidades básicas de saúde (UBS).
A vacina VRH5 é indicada para crianças a partir das 6 semanas de idade, em 3 doses, com intervalo mínimo de 4 semanas, de acordo com o esquema padrão (2, 4 e 6 meses de idade).1,2
A idade máxima para começar a vacinação é de 3 meses e 15 dias. Se houver atraso além dessa idade, a imunização não poderá ser iniciada. Da mesma forma, a idade máxima para a última dose é de 7 meses e 29 dias.1,2
Sinais, sintomas e complicações para a saúde que a rotavirose pode causar
A diarreia associada à infecção pelo rotavírus pode causar desidratação. A baixa quantidade de água, sais minerais e outros líquidos importantes para o organismo impedem que ele funcione normalmente.2 A doença diarreica pode ter consequências graves como desidratação grave, desnutrição energético-proteica e óbito.2
Reações mais comuns que as vacinas contra o rotavírus podem causar
Geralmente não é esperado que essa vacina cause reações na criança. Caso a criança apresente algo inesperado, uma médica ou médico deve ser consultado.
*Considerando vacinas disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunizações (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Cuidados antes e depois da vacinação:
1. Em caso de febre (acima de 38 ºC) e/ou diarreia intensa, a vacinação deve ser adiada.1,2

Não sabe onde tomar
sua vacina?
Acesse nosso mapa interativo e pesquise
o local mais próximo do seu endereço.
REFERÊNCIAS
1. Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Família SBIm. Vacinas. Vacinas disponíveis. Vacina rotavírus. 2022. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis#collapse-8. Acessado em 11 de abril de 2023.
2. Ministério da Saúde do Brasil. Biblioteca virtual em saúde. Diarreia e desidratação. 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/diarreia-e-desidratacao/. Acessado em 11 de abril de 2023.